Telefone para Contato: (14) 3522-6244

Proposta Pedagógica

O CENSA propõe uma educação humana integral

  • formação crítica, ética, social e política do educando

  • exercício de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

O educando é protagonista de sua própria formação.

Nessa proposta pedagógica, a educação deve promover sua autonomia,

  • nos seus aspectos intelectuais e cognitivos

  • no desenvolvimento afetivo, social e moral.

Nossa Escola vive e atua com base nos três alicerces da pedagogia de Dom Bosco: razão, religião e amor [amorevolezza].
Em nossa Escola todos são educadores e vivem essa missão em clima de corresponsabilidade e mútua colaboração.


Metas e objetivos da Instituição

A meta do CENSA é o desenvolvimento integral dos educandos, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores do Evangelho e em sintonia com o Carisma Salesiano.

Objetivos fundamentais:

  • Ser uma Comunidade Educativa aberta aos desafios da realidade em que está inserida, resgatando valores e incentivando atitudes de respeito pelo pluralismo de ideias, aberta ao diálogo e à democratização da cultura.

  • Preservar sua identidade católica, atuando à luz dos princípios do Evangelho e vivendo o espírito e o Sistema Educativo de Dom Bosco, fundador da obra, testemunhando uma relação ecumênica e de diálogo inter-religioso, na busca pela paz, pela justiça, pelo amor e pela vida.

  • Garantir sempre a qualificação do Processo Educacional, alicerçado na experiência da Educação Salesiana, aberta e sensível às mudanças e necessidades da sociedade, por meio de uma formação continuada de seus educadores, com uma infraestrutura diferenciada, permanentemente atualizada em seus recursos didáticos e materiais.

  • Assim sendo, o CENSA tem como proposta ser uma Comunidade Educativa, em que educadores, alunos, pais e todos os demais colaboradores envolvidos na Prática Educacional sejam capazes de contribuir para a transformação da sociedade, ao relacionarem-se entre si e com o ambiente onde vivem.

Recursos físicos

A escola dispõe de:

  • Trinta Salas de aula amplas, iluminadas, climatizadas

  • Mobiliário adequado à cada faixa etária

  • Quadra poliesportiva

  • Salão de atos amplo

  • Capela com acesso também externo

  • Salas de Recursos Audiovisuais

  • Biblioteca Informatizada – I10Biblioteca

  • Salas Ambiente e psicomotricidade

  • Sala de Artes

  • Laboratório Multidisciplinar

  • Laboratório de Informática

  • Laboratório da Mind Lab

  • Lousas interativas digitais;

  • Kits de Robótica pedagógica

  • Mathemoteca

  • Parque infantil - Piscina

  • Pista de transito – Casa do Brincar

  • Pátios amplos...

Projetos Desenvolvidos

Seguindo a linha da Interdisciplinaridade a escola desenvolve os seguintes projetos:

  • FEINTER – Feira Interdiscplinar, iniciada em 1990,visa uma transformação curricular fundamentada numa prática pedagógica interdisciplinar. Foi concretizada no trabalho pedagógico através de reflexões , tornou-se integração de conteúdos, tomou cor e forma e apareceu como projeto de trabalho. Em 2001 assumiu a característica social e foi reconhecida pela AEC/SP (Associação das Escolas Católicas de São Paulo). Em 2003 ampliou suas atividades sócio-educacionais atingindo de forma mais consistente entidades beneficentes da comunidade linense. A FEINTER vem se consagrando como culminância do aprendizado durante o ano letivo transportado para as necessidades sócio-econômicas da comunidade.

  •  Acolhidas diárias.

  •  Formação Continuada para professores e funcionários.

  •  Oficinas para pais.

  •  Colônia de Férias.

  •  Atividades extracurriculares: Informática, Robótica, Futsal, Voleibol, Ballet.

  •  Escola de Música e Artes (Coral, violão e teatro).

Topo